Publicado em 08/10/2017 às 19:31, Atualizado em 08/10/2017 às 20:07

Imagem original de Nossa Senhora Aparecida ganha coroa com 68 diamantes

A joia vai substituir a atual coroa durante as celebrações do jubileu em 2017.

Redação,
Cb image default
Coroa de ouro com pedras preciosas que será colocada na imagem - Divulgação / A12 Santuário Nacional

Para celebrar os 300 anos do encontro, a imagem de Aparecida (SP) vai ganhar na próxima quarta-feira (11) uma nova coroa. A peça, manufaturada com ouro doado pelos devotos, foi desenhada por uma joalheria que doou os 68 diamantes, quatro esmeraldas, quatro safiras e uma pérola de ouro. A coroação será no Santuário Nacional, em Aparecida (SP) - maior templo católico do país.

A joia vai substituir a atual coroa durante as celebrações do jubileu em 2017. O valor da peça não foi informado.

A coroa atualmente usada, também de ouro, tem 40 pedras de diamante foi doada pela princesa Isabel em 1868. Ela presentou a imagem em agradecimento pela primeira gravidez. A joia foi colocada na estátua em 1904 e fica no nicho blindado que guarda a imagem da padroeira. O local foi visitado por 12 milhões de romeiros em 2016.

A nova coroa começou a ser desenhada em 2014 a pedido do cardeal Dom Raymundo Damasceno, então arcebispo de Aparecida. A quantidade de ouro, 300 gramas, faz alusão aos 300 anos de fé na santa. As cores das pedras remetem à bandeira do Brasil.

“As cores do Brasil aparecem em quatro esmeraldas na coroa. Quatro safiras fazem alusão as cores da bandeira. A base da coroa é esmaltada em azul, remetendo ao manto de Nossa Senhora e também aos rios”, explicou Alix Ligne, gerente de marketing da joalheria. Além disso, flores foram reproduzidas para representar a feminilidade.

Ela contou que dez profissionais, devotos de Nossa Senhora, foram envolvidos na manufatura da joia. Além das pedras preciosas, a coroa tem na base porções pequenas de terra de todos os estados brasileiros.

Brasil

A terra, que representa a devoção dos brasileiros por todo país, foi colocada em uma cápsula na base da coroa.

Desde agosto de 2014, uma imagem peregrina de Nossa Senhora Aparecida percorreu todas as capitais do país. Em 2017, a cada dia 12 do mês, fragmentos das terras de três estados do Brasil eram guardados na basílica para compor a coroa.

“Demos à joalheria o ouro doado pelos devotos e a terra dos estados. Eles desenvolveram esta coroa e presentearam Nossa Senhora”, declarou Padre Daniel Antônio, ecônomo do Santuário Nacional de Aparecida.

A imagem de Nossa Senhora já teve outras coroas, como uma confeccionada em 2004, para celebrar os 100 anos da peça doada pela princesa Isabel.

Com informações do G 1