Publicado em 14/11/2017 às 14:32, Atualizado em 14/11/2017 às 14:33

IFMS prorroga inscrição de ex-alunos e sociedade civil no Conselho Superior

Interessados podem se candidatar até 22 de novembro, via formulário online, para compor Conselho Superior do IFMS pelo biênio 2018-2019.

Redação,

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) prorrogou até 22 de novembro o prazo das inscrições de candidatos das categorias egresso e sociedade civil organizada para a nova composição do Conselho Superior (Cosup).

As deliberações da prorrogação, assim como os formulários de inscrição e editais por categoria com as regras de participação, estão disponíveis na página www.ifms.edu.br/novocosup.

Para ter cadeira no órgão colegiado máximo da instituição como egresso (ex-aluno), é necessário ter certificado ou diploma de conclusão de curso (educação básica ou superior) do IFMS, mais de 16 anos de idade e não possuir vínculo profissional ou estudantil vigente com o Instituto.

As inscrições homologadas serão analisadas pela presidência do Conselho, que escolherá dois titulares, sendo um do nível médio e um da educação superior, e seus respectivos suplentes. Confira as regras na página www.ifms.edu.br/novocosup/egressos.

A sociedade civil organizada será representada no Cosup por entidades de trabalhadores, patronais e empresas estatais. Um dos requisitos para a candidatura nesta categoria é não possuir vínculo funcional ou estudantil com a instituição.

As inscrições homologadas serão analisadas pelo Colégio de Dirigentes (Codir) e Cosup, que escolherão duas instituições de cada segmento. Na página Sociedade Civil (www.ifms.edu.br/novocosup/sociedade-civil), estão disponíveis todas as regras de participação.

Cronograma – A publicação das relações preliminar e final de candidatos inscritos nas duas categorias está prevista para os dias 23 e 29 de novembro, respectivamente

Já o resultado preliminar deverá ser divulgado em 6 de dezembro, e o resultado final no dia 12.

O mandato da nova composição do Cosup é para o biênio 2018-2019.

Comunidade interna – O Conselho Superior também é formado por representantes de Estudantes e Servidores do IFMS.

A inscrição de candidaturas terminou nesse domingo, 12. Puderam se candidatar docentes e técnicos-administrativos do quadro de pessoal ativo permanente do IFMS, assim como estudantes matriculados em cursos técnicos de nível médio, graduação e pós-graduação, presenciais ou a distância, com idade mínima de 16 anos.

A divulgação dos candidatos inscritos está prevista para esta terça-feira, 14. A eleição deverá ocorrer no dia 5 de dezembro, simultaneamente nos dez campi e na reitoria.

Os novos membros deverão tomar posse no Cosup em fevereiro de 2018.

Cosup – É o órgão colegiado máximo do IFMS, tendo caráter normativo, consultivo e deliberativo. Com sede em Campo Grande (MS), tem a finalidade de colaborar para o aprimoramento do processo educacional e zelar pela correta execução das políticas da instituição.

Além dos servidores, estudantes, egressos e sociedade civil organizada, o Conselho Superior é formado por representantes do Ministério da Educação (MEC), Colégio de Dirigentes (Codir) do IFMS e o último ex-reitor da instituição.

Assessoria de Comunicação do IFMS