Buscar

27/11/2017 às 18:00, Atualizado em 27/11/2017 às 15:56

Governo Federal transfere prédio da Casa da Mulher Brasileira para prefeitura

Administração lançou Observatório da Violência para mapear casos.

A Prefeitura de Campo Grande assumiu formalmente o prédio onde funciona a Casa da Mulher Brasileira. O prédio que antes era de propriedade do Governo Federal agora para a ser da administração municipal, conforme foi anunciado nesta segunda-feira (27) durante o evento de lançamento do Observatório da Violência contra a Mulher e da campanha de 16 dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra Mulheres.

A unidade faz em média mil atendimentos por mês e desde que foi inaugurada, em 2015, cerca de 100 mil atendimentos foram feitos, de acordo com a subsecretária de Políticas para Mulheres, Carla Stephanini.

“Com a prefeitura responsável pelo prédio vamos continuar fazendo o trabalho. Agora o custeio e manutenção é da administração municipal, mas o convênio com o Governo Federal continua. Dos cerca de 150 servidores que trabalham aqui metade é a prefeitura”, destacou Stephanini.

O observatório vai mapear a violência contra mulher em Campo Grande atrvés das ocorrências, pedidos de medida protetiva, quantidade de condenações. De acordo com Stephanini, os dados vão servir para realizações de políticas públicas de combate a violência.

Conforme a subsecretária, apenas em 2017, 5 mil mulheres denunciaram casos de violência doméstica na unidade. Foram registrados 13 casos de tentativa de feminicídio e cinco casos de feminicídio consumado.

A coordenadora da unidade por parte do Governo Federal, Tai Loschi, destacou que a responsabilidade da Prefeitura de Campo Grande aumenta com a doação do prédio. Ela destacou que vão manter o convênio e fiscalizar como está sendo empenhada verba.

“Outro ponto importante são as campanhas continuadas e a certeza que terá resolutividade sobre os crimes deem segurança para as mulheres continuarem denunciando. É importante para a mulher saber que chegando aqui será bem atendida. Terá apoio e segurança”, declarou.

O prefeito de Campo Grande, Marcos Marcello Trad (PSD), disse que vai continuar trabalhando para manter a Casa aberta e apenas nos primeiros onze meses de gestão investiu entre R$ 2 milhões e R$ 3 milhões.

“Temos que garantir o serviço. Em 31 dias foram 1.285 atendimentos e temos que pensar o quanto é bom essas mulheres terem denunciado, procurado a polícia, assistente social, Ministério Público e todo apoio oferecido aqui”, concluiu.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.