Publicado em 22/11/2017 às 07:42, Atualizado em 21/11/2017 às 22:43

Governo de Nova Andradina reitera apoio a “Equoterapia” da Apae

Método que utiliza o cavalo para reabilitação de pessoas com necessidades especiais é mantido com recursos públicos, parceiros e amigos da Apae.

Redação,
Cb image default
Foto: João Claudio

Inclusão social e aumento da autoestima de crianças especiais são possíveis, sim, com a ajuda da equoterapia, método terapêutico que utiliza o cavalo para o tratamento complementar na recuperação, reeducação motora e mental de pessoas com necessidades especiais e proporciona inúmeros benefícios aos participantes.

Foi isso que a Apae (Associação de Pais e Amigos Excepcionais) – Escola de Educação Especial Raio de Sol mostrou na manhã desta terça-feira (21) aos parceiros, financiadores do Centro de Equoterapia de Nova Andradina. O projeto é desenvolvido nas dependências do 8º Batalhão da Polícia Militar com apoio da própria corporação, Prefeitura e Câmara Municipal de Nova Andradina.

Presidente da Apae, Ida Merces do Nascimento, agradeceu a todos os profissionais que trabalham na Equoterapia, pais e apoiadores e, em especial, ao governo municipal, que tem sido um grande aliado nas ações empreendidas pela instituição. “Temos uma comunidade muito presente, que nos apoia e participa dos almoços, das feiras de orquídeas, bazares, enfim, de tudo que nos propomos a fazer para manter este trabalho. Mas, nesta iniciativa os poderes legislativo e executivo têm sido nossos maiores apoiadores, mantendo este serviço para melhorar a qualidade de vida das pessoas com deficiência e da comunidade como um todo”, destacou.

O prefeito Gilberto Garcia reiterou a parceria com a instituição e a manutenção dos recursos destinados ao projeto. “Entendemos a importância dos investimentos públicos em iniciativas desta magnitude. Estamos felizes de estarmos juntos com essa organização social, vendo que os recursos estão sendo muito bem empregados. Este público tão seleto e especial precisa também de uma atenção especial”.

Semanalmente são 57 atendimentos, inclusos os alunos da APAE e a comunidade em geral.

O centro conta com cinco cavalos e uma equipe multidisciplinar, formada por profissionais da área de pedagogia, educação física, fonoaudiologia, fisioterapia, psicologia, tratador de animais, guia (auxiliar da equoterapia), militar voluntário, monitoria, transporte, serviços gerais e coordenação.