Publicado em 24/09/2017 às 09:31, Atualizado em 24/09/2017 às 10:19

Fim do horário de verão pode reduzir movimento de bares

Se nada for anunciado nas próximas semanas, o horário de verão deve entrar em vigor no dia 15 de outubro.

Redação,
Cb image default
Beer Garden dentro do complexo do festival "Funn Fest", no Parque da Cidade, oferece rótulos de cervejas especiais - Funn Festival/Divulgação

O fim do horário de verão, que está em estudo pelo governo federal, pode impactar negativamente o movimento de bares e restaurantes, afirmou ao G1 o presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel-SP), Percival Maricato. Segundo ele, o movimento dos bares aumenta 20% no verão.

"Acredito que sem o horário de verão o movimento pode cair um pouco ou deixar de crescer", disse.

Maricato negou que a entidade vá fazer uma campanha em prol do horário de verão. "Não vamos fazer um movimento corporativo. É uma decisão técnica, que tem mais a ver com questões de meio ambiente e economia de energia", afirmou.

Ele ressaltou, no entanto, que o horário de verão favorece o "happy hour", já que demora mais para anoitecer. "As pessoas saem do trabalho e está mais claro. Estimula a interação social e happy hour. Quando é escuro, muita gente quer ir embora logo e tem medo de esperar no ponto de ônibus", afirmou.

Horário de verão em análise

A reavaliação da medida – de acordo com especialistas ouvidos pelo G1– se baseia em estudos recentes do ministério, que mostram "efetividade decrescente" do horário de verão nos últimos anos. Segundo esses relatórios, o perfil de consumo da energia elétrica mudou e, com isso, a mudança do relógio economiza cada vez menos energia.

Se nada for anunciado nas próximas semanas, o horário de verão deve entrar em vigor no dia 15 de outubro, em dez estados e no Distrito Federal. Nessas regiões, o relógio deve ser adiantado em uma hora até o dia 18 de fevereiro de 2018.

Fonte - G 1