Buscar

01/09/2017 às 20:00, Atualizado em 01/09/2017 às 18:15

Estudantes refletem sobre o futuro em Jornada Científica realizada pela Embrapa

Na quarta-feira, 30 de agosto, aconteceu na Embrapa Agropecuária Oeste (Dourados, MS) a 6ª edição da Jornada de Iniciação à Pesquisa da Embrapa (Jipe), voltada para estagiários e bolsistas da Unidade. Essa edição contou com 20 trabalhos inscritos, que foram apresentados em formato oral.

Estagiários e bolsistas de graduação, pós-graduação e apoio técnico à pesquisa, orientados por pesquisadores ou analistas da Embrapa participaram do evento. Saiba mais sobre o Jipe.

“Essa é uma oportunidade de aprendizado importante e que fortalece os alunos e as pesquisas. Precisamos aproveitar e refletir sobre o privilégio de participar desse evento”, disse o Chefe Geral da Embrapa Agropecuária Oeste, Guilherme Lafourcade Asmus.

Para o presidente da Comissão Organizadora do Jipe 2017, o pesquisador Danilton Luiz Flumignan, o evento é uma grande oportunidade para os estudantes exercitarem suas habilidades de comunicação de forma prática. Ele explicou ainda que todas as apresentações foram avaliadas por avaliadores externos de outras instituições: UFGD, Unigran e Anhanguera, além de avaliadores internos, pesquisadores da Embrapa Agropecuária Oeste.

Os critérios de avaliação foram: cumprimento do tempo previsto para a apresentação oral, a qualidade dos slides, domínio do conteúdo apresentado e postura do apresentador. As tr~es melhores apresentações foram classificadas e receberam um certificado com Destaque de Melhor Apresentação Oral, com classificação do 1º ao 3º lugar. A vencedora, classifica em primeiro lugar, foi a estudante Laryssa Barbosa Xavier Silva, orientada pelo pesquisador Walder Antônio Gomes de Albuquerque Nunes. O título de sua apresentação foi “Resposta da cultura da soja à fertilização mineral e organomineral”. O segundo lugar foi conquistado por Vinícius Betoni de Souza, orientado pela pesquisadora Michely Tomazi, que falou sobre “Adaptação do método de análise de nitrogênio mineral do solo utilizando a centrifugação”. O terceiro lugar foi de Maiara Kawana Aparecida Rezende, orientada pelo pesquisador Danilton Luiz Flumignan, que falou sobre “Coeficiente de cultivo do milho safrinha modelado em função do índice de área foliar”.

Reflexões sobre o futuro – A palestra de abertura do evento foi proferida pelo pesquisador da Embrapa Agropecuária Oeste, Rômulo Scorza Junior, que apresentou palestra intitulada “E ai? Já, pensou no futuro?”, em que falou sobre perspectivas de futuro, demandas e habilidades profissionais para a carreira dos estudantes. Com dicas claras e práticas relacionadas as estratégias de desenvolvimento pessoal, o pesquisador enfatizou a importância dos sonhos. “Atitude, coragem, determinação e disciplina são quatro palavras muito importantes para atingir os objetivos propostos na construção de uma carreira profissional”, disse em sua apresentação.

“Muito além das notas acadêmicas, que também são importantes, hoje, o estudante precisa desenvolver habilidades que vão além do conhecimento escolar”, enfatizou ele. Dentre essas habilidades, ele destacou: flexibilidade para aprender coisas novas e diferentes, habilidade de aprendizado dinâmico e contínuo, necessidade de fluência em língua inglesa, sair da zona de conforto constantemente, entre outras.

Utilizando sua experiência pessoal e frases de grandes gênios e filósofos contemporâneos, Rômulo trouxe importantes reflexões, tais como: “Decidir o que não fazer é tão importante quanto decidir o que fazer (Steve Jobs)”; “Quem não muda e não inova fica tão cheio do mesmo... terá um grande passado pela frente” e “O conhecimento serve para encantar as pessoas e não para humilhá-las” (ambas de autoria do pensador Mário Sergio Cortella).

Fonte: Christiane R. Congro Comas

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.