Buscar

16/04/2024 às 16:07, Atualizado em 16/04/2024 às 16:08

Equipe da Fundtur explora atrativos de Nova Andradina para desenvolvimento regional

Visitas estratégicas visam identificar potencialidades turísticas e promover o ecoturismo na região Vale das Águas

Cb image default
Divulgação

Uma equipe da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul (Fundtur) esteve em Nova Andradina na última semana para discussões estratégicas voltadas ao desenvolvimento regional, com foco na região Vale das Águas. Durante a visita, o diretor de Desenvolvimento de Turismo, Geancarlo Merighi, e Edson Moroni, gerente de estruturação e Inovação da Oferta Turística, exploraram os atrativos naturais e potencialidades turísticas do município, uma vez que está situado na transição entre o bioma Cerrado e a Mata Atlântica em Mato Grosso do Sul.

Nova Andradina oferece uma variedade de paisagens e ecossistemas únicos, e um dos pontos visitados foi a Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Cabeceira do Mimoso, localizada na Fazenda Laranjal. O objetivo foi apoiar a Instância de Governança Regional (IGR) Vale das Águas e a gestão pública na identificação das potencialidades turísticas do município, contribuindo para o desenvolvimento sustentável da região e a promoção do ecoturismo.

A RPPN Cabeceira do Mimoso também se revelou um ponto estratégico para o avistamento de aves, atraindo especialistas e entusiastas do aviturismo. Durante a visita, foram avistadas diversas espécies, como irerê, bacurau, João-corta-pau, urutau, suindara, entre outras, destacando o potencial da região para o desenvolvimento do turismo ecológico e de aves.

A equipe também explorou o Assentamento Teijin, reconhecido como um local promissor para o turismo de base comunitária. Com quase 500 hectares de área, a RPPN é um verdadeiro tesouro de biodiversidade, proporcionando uma experiência única de transição entre a vegetação e paisagens características do Cerrado e da Mata Atlântica.

Merighi e Moroni aproveitaram a visita para estender os diálogos sobre turismo sustentável ao Assentamento Santa Olga. Oportunidade em que se reuniram com os produtores locais, juntamente com Olácio Komor, representante da Rede APOMS (Associação de Produtores Orgânicos do Mato Grosso do Sul (APOMS) que explanou sobre o projeto piloto “Agroflorestar MS Carnon Neutro”, uma iniciativa desenvolvida pelo Governo do Estado, por meio da Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação).

O projeto tem como objetivo incentivar pequenos produtores rurais a implementar áreas de agrofloresta em suas propriedades, contribuindo assim para a produção sustentável, e ainda garantir o pagamento de crédito de carbono.

Juliana Lopes, titular da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, participou da reunião, destacando a iniciativa como uma importante alternativa para a diversificação das atividades econômicas no Assentamento Santa Olga. “Ao mesmo tempo em que esse projeto proporciona aos produtores uma fonte adicional de renda, contribui para a preservação ambiental e o combate às mudanças climáticas”, observou.

Essas visitas estratégicas têm como objetivo impulsionar o desenvolvimento regional e promover o turismo sustentável na região Vale das Águas.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.