Buscar

25/10/2017 às 15:00, Atualizado em 25/10/2017 às 00:42

Empresa dá dicas para evitar golpe na negociação de veículos em site de vendas

Estelionatário da Capital comprava carros e pagava com cheques sem fundos.

Depois de estelionatário aplicar vários golpes em clientes de um lava a jato, além de comprar e pagar com cheques sem fundo veículos em site de vendas, a empresa OLX, onde os proprietários fizeram os anúncios, emitiu nota dando dicas para garantir a segurança de quem negocia através da plataforma.

Em nota, OLX informa que a atividade da empresa consiste na disponibilização de espaço para que usuários possam anunciar e encontrar produtos e serviços. Porém, toda negociação é realizada fora do ambiente do siete e a empresa não tem controle sobre as transações feitas entre os usuários.

Por conta de algumas pessoas que usam a plataforma para aplicar golpes, a OLX sugere algumas dicas no site e cuidados no momento da negociação.

Veja as orientações:

- Evite fazer qualquer tipo de depósito antecipado sem ver o produto de perto;

- Certifique-se que o veículo ou qualquer outro produto existe e que está em bom estado e com todos os acessórios anunciados;

- Preste atenção nos momentos nos motivos da venda do veículo e desconfie de vendedores que ofereçam o produto em perfeito estado e valor abaixo do mercado, alegando ter ganhado em promoção ou ser ex-funcionário de empresa;

- Verifique se o vendedor é proprietário legítimo do veículo e entre em contato com o Departamento Estadual de trânsito (Detran) para verificar se o documento é verdadeiro, se o veículo tem multas e Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA);

- Faça revisão com um mecânico de confiança antes de efetuar o pagamento;

- Entre em contato com o vendedor e evite negociações com terceiros.

A empresa disponibiliza um botão de denúncias em todos os anúncios, onde podem ser comunicadas práticas irregulares e conteúdos indevidos. Em caso de denúncias, o anúncio é deletado e o usuário banido.

ESTELIONATO

Oito proprietários de veículos foram vítimas de golpe ao negociar a venda de seus carros com um suposto proprietário de lava a jato, de 25 anos, em Campo Grande. Raphael Vieira de Oliveira comprou os veículos, pagou com cheques sem fundo e desapareceu.

Casos ocorrem desde agosto na Capital, conforme boletins de ocorrência registrados na 2ª Delegacia de Polícia Civil.

Os casos ocorriam de duas formas. Suspeito negociava a compra no lava a jato onde era proprietário ou por meio do site de vendas OLX. Ele pegava os veículos, pagava com cheques sem fundo e revendia o automóvel para terceiros. Os proprietários, ao perceberem o golpe, denunciaram o caso.

Delegado responsável pelas investigações disse que o suspeito não foi encontrado no lava a jato e há suspeita que tenha saído da cidade. Sete veículos foram recuperados.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.