Publicado em 14/05/2017 às 14:35, Atualizado em 14/05/2017 às 11:40

Curso de Policiamento Ambiental começa na próxima segunda-feira

Com duração de 10 dias em 130 horas/aula, o Curso objetiva ao treinamento e aperfeiçoamento dos Policiais Militares.

Redação,
Cb image default
Divulgação

Começa na próxima segunda-feira, dia 15 de maio, às 08 horas, no auditório do Tribunal de Contas, em Campo Grande, com participação do Comandante da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul, Coronel Waldir Ribeiro Acosta, do Secretário de Justiça e Segurança Pública José Carlos Barbosa e do Comandante do 15º Batalhão de Polícia Militar Ambiental Tenente Coronel Jefferson Vila Maior, a 12ª Edição do Curso de Policiamento Ambiental (CPA), com participação de 38 Policiais, entre PMs Ambientais e de outras forças de segurança. Com essa edição serão 490 policiais formados, desde a primeira edição.

Com duração de 10 dias em 130 horas/aula, o Curso objetiva ao treinamento e aperfeiçoamento dos Policiais Militares Ambientais advindos de outras Subunidades da Polícia Militar, para o desenvolvimento dos trabalhos de fiscalização, no intuito de prevenir e reprimir os crimes e infrações ambientais de forma mais efetiva e aperfeiçoar a confecção das autuações, para se evitar perdas jurídicas por possíveis falhas nos autos, tanto na instância penal, civil e administrativa, bem como unificar procedimentos por todas as Subunidades da PMA no Estado.

A abertura e aula magna ocorrerão no auditório do Tribunal de Contas no Parque dos Poderes na Capital pela manhã e o restante do curso ocorrerá no quartel da Polícia Militar Ambiental, na Capital e em vários pontos do Estado, com aulas práticas.

O curso também é oferecido para outras forças de segurança, inclusive, deste participam um Major PM do Pernambuco, dois Capitães PMs e dois Policiais Civis do Piauí, um Tenente do Mato Grosso, quatro Policiais Rodoviários Federais (PRF) e quatro Policiais Federais (PF).

A participação dessas forças de segurança no treinamento é fundamental para aperfeiçoar o combate e prevenção aos crimes ambientais, haja vista que muitas atitudes contra o ambiente são crimes e de competência constitucional de ação de todos os órgãos de segurança.