Buscar

25/08/2016 às 14:00, Atualizado em 25/08/2016 às 17:03

Campus Nova Andradina do IFMS finaliza oficinas de ideias inovadoras

As oficinas abordaram o processo de ideação, a partir de técnicas de brainstorming

Cb image default

Atividades da Maratona Maker foram finalizadas na quarta-feira, 24, no Campus Nova Andradina do IFMS (Foto divulgação)

O Campus Nova Andradina do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) encerrou nessa quarta-feira, 24, uma série de oficinas para estimular ideias inovadoras. Através da Maratona Maker, promovida pela instituição em parceria com a empresa de tecnologia Intel, foram realizadas três oficinas junto aos estudantes do município, iniciadas no mês de julho.

As atividades tiveram a participação dos estudantes do curso técnico integrado em Informática do IFMS e de alunos do ensino fundamental das escolas João de Lima Paes, Padre Anchieta e Colégio Objetivo. No total, 46 estudantes participaram das oficinas.

A Maratona Maker se destina à criação e desenvolvimento de protótipos voltados para a solução de problemas cotidianos. As oficinas tiveram duração média de quatro horas, nas quais os estudantes receberam orientações e auxílio no desenvolvimento de projetos, da concepção da ideia até a execução.

As oficinas abordaram o processo de ideação, a partir de técnicas de brainstorming; seleção das melhores ideias; programação, que prevê o desenvolvimento das ideias com o uso de kits compostos por itens como led, buzina, botões e sensores; e apresentação do projeto. Posteriormente, a ideia foi submetida no site da empresa.

“A atividade trouxe aos estudantes o conceito do movimento maker, que está sendo difundido no mundo todo atualmente. Eles se mostraram bastante envolvidos com as oficinas e apresentaram ideias que estão de acordo com a proposta da maratona”, afirmou o professor do Campus Nova Andradina, André Violin.

As oficinas foram ministradas por professores do IFMS, que passaram por uma capacitação organizada pela Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (Propi), em conjunto com a Intel.

Outros campi – Além de Nova Andradina, as atividades da Maratona Maker foram realizadas também no Campus Campo Grande do IFMS. Em Ponta Porã, as oficinas seguem até o mês que vem.

Os estudantes interessados em participar das oficinas podem se inscrever no site do IFMS, por meio da página da Semana de Ciência e Tecnologia da instituição, no endereço www.ifms.edu.br/semanact.

Maratona Maker – O prazo para envio das ideias termina no dia 30 de setembro. As 50 melhores receberão MakerKits, com os quais será possível desenvolver os projetos a partir dos protótipos construídos. Os três melhores grupos estarão classificados para a final da competição, que será realizada em São Paulo.

Mais informações estão disponíveis na página da Maratona Maker, no endereço www.intel.com.br/maratonamaker.

Fonte: Ascom/IFMS

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.