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07/12/2016 às 17:00, Atualizado em 07/12/2016 às 14:45

ARTIGO: Os fatores positivos e as limitações para o desenvolvimento da região da tríplice fronteira: Brasil, Venezuela e Guiana

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Gilberto Barbosa é Jornalista e Mestre e Desenvolvimento Regional.

A que se dizer que todos os países desenvolvimento do mundo, cada qual no seu tempo encontraram e alguns continuam encontrando dificuldades de adaptar um sistema modal de transporte que atendam suas atuais e futuras necessidades para o escoamento de sua produção. O Brasil pelo volume de produção principalmente no tange ao agronegócio que é sua maior commodity atual. Tem buscado, a todo custo, criar alternativas visando proporcionar condições competitiva em seus produtos, baixando o seu custo de produção com investimentos em tecnologia, mas continua pagando alto preço pelo processo utilizado no seu sistema modal de transporte. E também peca por outros motivos, em diversos fatores dentre eles as limitações de recursos tanto econômicos quanto materiais.

O sistema modal mais usado no Brasil é o sistema rodoviário, que além de causar grandes perdas no trajeto entre o local de produção e os portos, encarece o custo de final produção, quando da entrada de insumos para produção. Pois os insumos (Máquinas, equipamentos, sementes e pesticidas) normalmente são importados de outros países, e utilizam esse mesmo modelo de transporte inadequado e consequentemente ineficiente.

A atual realidade e necessidade de atender as demandas universais, pelo consumo de produtos ou de serviços de alimentos aos insumos, desde quando da entrada ou quando da saída do Brasil, como questão estratégica nacional ou mesmo como estratégia de um Estado, deve-se buscar formas e alternativas as nações parceiras, visando atender objetivos e metas em comum. Especificamente em se tratando de uma necessidade eminentemente a todos os países mundo, e não diferentemente dos nossos mais próximos vizinhos. O caso da Venezuela e uma situação bastante latente e necessária uma vez que poderá ser beneficiado direta e indiretamente, o acesso ao mar via terrestre é de aproximadamente 700 até 1000 quilômetros dependendo do acesso. Partindo da visão racional e de planejamento de todos os países, de que quando mais perto você estiver, ou ao menor custo possível você atender os seus clientes consumidores. Poderá representar além de um ganho logístico, como a quantidade e qualidade no oferecimento dos suas commodities, considerando não apenas o fator econômico, isso representaria grande vantagem competitiva ao Brasil e Venezuela. Seguindo na mesma linha de raciocínio, o caso da Guiana, na mesma questão e com maiores possibilidades de ser concebido, por ser mais próximo dos EUA e Europa, com aproximadamente 500 quilômetros de distância do Brasil via Boa Vista RR, até Georgetown capital da Guiana.

É possível criar um sistema de transportes eficiente, com benefícios para ambos, ou mesmo uma parceira no desenvolvimento de um melhor e mais eficiente projeto modal. Enfim, um possui várias commodities para serem transportados, os outros possuem vários potenciais positivos para serem explorados, no entanto depende único e exclusivamente de vontade política de ambos os governantes, uma vez que é o insumo único que poderá proporcionar em um futuro próximo, um grande sonho em realidade.

Autor: Gilberto Barbosa é Jornalista e Mestre e Desenvolvimento Regional.

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