Buscar

09/07/2022 às 09:00, Atualizado em 08/07/2022 às 19:26

ARTIGO: Oncologia, nossa vocação

Por: Cristina Guimarães Inocêncio

Cb image default
Cristina Guimarães Inocêncio é oncologista clínica e diretora administrativa da Oncomed-MT.Foto - Divulgação

No Brasil somos, atualmente, 4.061 oncologistas. Na região Centro-Oeste, somente 9,5% destes profissionais estão presentes. Profissionais que vivenciam, diariamente, junto de seus pacientes, a árdua luta contra o câncer. Do diagnóstico ao tratamento, estamos ali, trabalhando e torcendo para que a

saúde prevaleça, amparada pela ciência e a fé na vida. Nossos dias são marcados por inúmeros desafios, momentos de apreensão e vitórias que fazem tudo valer a pena.

A oncologia faz parte dos meus dias e noites há 30 anos. Me formei em Medicina em 1986, em Mogi das Cruzes (SP). Escolhi minha especialidade no 6º ano da Faculdade, quando passei pelo Hospital A. C. Camargo na disciplina de Oncologia, um dos primeiros Hospitais Brasileiros dedicados exclusivamente a tratar pacientes com câncer desde 1953. Fui conquistada pela especialidade que se dedica a estudar e buscar vencer esta doença que é a segunda que mais provoca mortes no mundo todo: o câncer. O que me conquistou foi a complexidade não da doença em si, mas dos pacientes e principalmente as possibilidades de lutarmos juntos pela vida.

No ano de 1994, vim para Mato Grosso, porque acreditei que aqui poderia ser útil e diminuir a desigualdade na distribuição dos oncologistas no nosso país. Desde então, tenho atuado no tratamento do câncer, que exige uma abordagem multidisciplinar. Foram épocas difíceis, de mudanças de paradigmas, de acesso a tecnologias e medicamentos antes disponíveis somente na região sudeste. Aqui realizei o sonho, junto com meus sócios, de oferecer uma clínica que se tornasse referência pela qualidade dos seus serviços. Em 1996 nasceu a Oncomed-MT, cuja história enche nosso peito de orgulho. Somos cerca de 100 profissionais focados em atender com excelência, de forma segura, empática e humanizada, e sempre atualizados.

Em uma recente pesquisa de qualidade, nossos pacientes aprovaram, maciçamente, nossos serviços, estrutura e atendimento. A capacidade técnica foi destacada, assim como a solidez estrutural e tecnologias utilizadas do tratamento multidisciplinar do câncer. Mas, em todo o rol de aprovações, o que mais nos deixou felizes foi o fato dos entrevistados ressaltarem que, na Clínica, foram chamados pelo nome.

Pode parecer simples, mas não é. Em um mundo tão “corrido”, de um forte individualismo, valorizar cada pessoa é uma conduta, muitas vezes, tratada com desdém. E é por isso que, neste nove de julho, Dia do Oncologista, eu gostaria de agradecer a cada colega da medicina, enfermagem, fisioterapia, farmácia, odontologia e psicologia, que atuam na área oncológica e a tem por vocação, pela dedicação e empenho e principalmente, agradecer aos nossos pacientes, com os quais sempre aprendi.

A melhor lição de vida que eu tive de todos e continuo tendo é que todos os dias são de agradecimento por ser mais um dia, que este é o dia que conta, é a luz de hoje que devemos agradecer e é o hoje que devemos viver.

Fonte: Cristina Guimarães Inocêncio é oncologista clínica e diretora administrativa da Oncomed-MT

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.