Publicado em 03/10/2017 às 15:39, Atualizado em 03/10/2017 às 14:45

Federação divulga calendário de 2018 e Estadual começa dia 17 de janeiro

Em 2017 o Estadual foi disputado entre 28 de janeiro e 30 de abril.

Redação,
Cb image default
Caso o Cena de Nova Andradina venha a subir para a série A, o Andradão será uns dos palcos para os jogos do estadual de 2018.

O Campeonato Estadual da FFMS (Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul) em 2018 vai começar e terminar mais cedo em relação a competição de 2017, conforme o calendário da próxima temporada divulgado pela entidade nesta terça-feira, 03.

Em 2017 o Estadual foi disputado entre 28 de janeiro e 30 de abril. Já a competição de 2018 vai acontecer no período de 17 de janeiro a 9 de abril. Isso contraria a expectativa de que o calendário pudesse ser estendido para o segundo semestre para que os clubes participantes tivessem mais tempo de atividade.

No Estadual deste ano, por exemplo, os clubes que não se classificaram para além da primeira fase, disputada em turno e returno, encerraram as atividades em 26 de março, e os que seguiram adiante só tiveram mais um mês de campeonato.

Considerando que Mato Grosso do Sul não tem representante nas principais divisões do futebol brasileiro, o calendário do Estadual poderia se estendido a exemplo de outros estados na mesma situação, como Amazonas, Rondônia e Amapá, onde os estaduais se estenderam até o final de agosto.

O Estadual começando em janeiro e terminando em abril obriga os clubes a formarem elencos para três ou quatro meses. Embora, por lei, isso esteja no tempo mínimo do contrato de trabalho do atleta de futebol (90 dias), dificilmente é aceito pelos profissionais de nível técnico mais elevado.

Em nota, a FFMS anunciou que o Arbitral ocorrerá no dia 15 de novembro, 60 dias antes do início do Estadual de 2018, e a redação final do regulamento da competição será no dia 02 de dezembro, 45 dias antes de a bola rolar em 17 de janeiro.

Na próxima quinta-feira, 05, a Federação irá se reunir com os representantes dos clubes para discutir questões administrativas, segundo a entidade. Ainda de acordo com a nota divulgada nesta terça-feira, o lançamento do campeonato será no dia 11 de janeiro com a participação dos treinadores e gerentes de futebol.

Com informações do Campograndenews