Publicado em 02/09/2017 às 16:09, Atualizado em 02/09/2017 às 13:12

Eliminatórias sul-americanas tem 7 times na disputa por 3,5 vagas

Disputa por vaga no G-4 e também na repescagem esquenta com apenas três rodadas para o fim.

Redação,

A rodada da última quinta-feira esquentou a briga nas Eliminatórias Sul-Americanas da Copa do Mundo de 2018. Com os tropeços de Colômbia e Chile e as vitórias de Paraguai e Peru, agora são sete seleções na disputa por três vagas diretas e mais uma na repescagem.

Vice-líder com 25 pontos, a Colômbia é que tem a situação mais confortável e aparece com 82% de chances de classificação entre as quatro equipes que garantem a vaga direta. Os dados são do site Infobola.

A seleção de Falcao García recebe o líder e já classificado Brasil na terça-feira, e fecha a campanha em outubro contra duas seleções que aparecem com poucas chances de classificação: Paraguai e Peru.

O Uruguai, terceiro colocado, também está bem cotado e tem 73% de chances de seguir no G-4. Com 24 pontos, a Celeste tem a seu favor uma das tabelas mais tranquilas. Depois de pegar o Paraguai na terça-feira, a equipe de Cavani e Suárez entrará em campo com as duas piores equipes da competição: Venezuela e Bolívia.

Já o Chile foi quem mais se deu mal na última rodada. Derrotado em casa pelo Paraguai, os chilenos ainda aparecem na quarta posição, mas viram os rivais se aproximarem e agora possuem 36% de chances de vaga direta. Os atuais bicampeões da América ainda encaram Bolívia, Equador e Brasil.

A Argentina, 5ª colocada com os mesmos 23 pontos do Chile, estaria hoje na zona de repescagem, mas aparece com mais chances de classificação em relação aos chilenos: 62%. O time agora comandado por Jorge Sampaoli também tem uma tabela favorável e terá pela frente Venezuela, Peru e Equador.

O Peru (12%), o Paraguai (21%) e o Equador (14%) são as outras equipes com chances matemáticas, mas com um panorama muito mais complicado.

Caso a vaga direta não venha, a seleção que ficar na 5ª posição não deve ter motivos para se desesperar. A classificação via repescagem será definida contra uma equipe da Oceania, provavelmente a Nova Zelândia, que fez 6 a 1 sobre as Ilhas Salomão no primeiro jogo da decisão das Eliminatórias. Sem tradição no futebol, os neozelandeses disputaram a Copa das Confederações deste ano e foram derrotados por Portugal, México e Rússia na primeira fase.

Veja abaixo a classificação das Eliminatórias e as chances de cada seleção:

1 - Brasil – 100%

2 - Colômbia – 82%

3 - Uruguai – 73%

4 - Chile – 36%

5 - Argentina – 62%

6 - Peru – 12%

7 - Paraguai – 21%

8 - Equador – 14%

9 - Bolívia – Sem chances

10 - Venezuela - Sem chances.