Buscar

05/08/2017 às 16:00, Atualizado em 05/08/2017 às 16:26

Clube Campestre para a prática do Softbol é inaugurado em Nova Andradina

O Clube fica próximo a Batalhão da Polícia Militar.

Cb image default
Foto: Marcos Donzeli

Com a participação de seis equipes, aconteceu neste sábado a abertura do XIV torneio estadual de Softbol interclubes na categoria livre e o XX campeonato estadual de Softbol Master. Estão participando do campeonato, equipes de Nova Andradina, Terenos, Naviraí e Dourados.

O evento que marcou a inauguração do clube campestre da colônia japonesa em Nova Andradina contou com a presença do prefeito Gilberto Garcia (PR), vice-prefeito Newton Luiz de Oliveira (PMDB) – Nenão; dos vereadores Marião da Saúde e Joana D’arque, ambos do PR, secretários Fabio Zanata e Juliana Ortega e as delegações que estão participando dos jogos neste sábado e domingo.

Cb image default
Foto: Marcos Donzeli

História do Softbol:

Softbol é uma versão mais leve do baseball. Este esporte foi criado em 1887 pelo americano George Hancock, com o intuito de permitir a prática do baseball em ginásios cobertos.

O softbol é um desporto muito parecido com o beisebol, sendo as regras praticamente as mesmas. As principais diferenças entre o softbol e o beisebol são as dimensões da bola (maiores no softbol), as dimensões do campo (menor do que o de beisebol) e o tempo de jogo (que é de sete entradas no softbol, em vez de nove). Além disso, o lançamento no softbol é completamente diferente, tem de ser feito por baixo, junto à anca. Outras regras menos expressivas como o roubo de bases e a mecânica das substituições de jogadores também diferencia estas modalidades. Em termos de alta competição o softbol é maioritariamente praticado por equipes femininas.

O objetivo do softbol, tal como o do beisebol, é marcar o maior número possível de pontos (“corridas”) para vencer o jogo. É um esporte Olímpico desde 1996.

Cb image default
Foto: Marcos Donzeli

Regras e fundamentos básicos do softbol:

As regras do softbol no geral são iguais as do baseball, com algumas modificações, que são:

O arremesso tem que ser feito com um movimento com o braço de baixo para cima (com o punho, abaixo, e o cotovelo obrigatoriamente alinhados verticalmente), e não de cima para baixo, como faz um pitcher de baseball;

A bola utilizada no softbol é maior que a do baseball, sua circunferência mede 30,4 cm;

Também é diferente a dimensão do campo no baseball a área de jogo tem raio de 68,58 m e a área de jogo do softbol tem raio de 60,96;

O softbol tem somente 7 innings;

A corredora tem que ficar na base até a arremessadora arremessar a bola;

As bases são duplas para evitar o choque entre as jogadoras, uma base é da defesa e a outra é do ataque, a base que precisa ser conquistada pela corredora é de cor alaranjada; a que precisa ser tocada pela jogadora de defesa é branca. (Com informações do Google).

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.