Publicado em 28/07/2017 às 18:36, Atualizado em 28/07/2017 às 14:39

NOVA ANDRADINA: IBGE instala comissão para dar transparência ao Censo Agro 2017

Câmara indica vereador Airton Castro para Comissão do IBGE.

Redação,
Cb image default

Airton Castro representa a Câmara na Comissão Municipal de Geografia e Estatística

Foto: Júnior Lima

Para dar transparência ao Censo Agro 2017, o IBGE instalou nesta quarta-feira (26) em Nova Andradina, a Comissão Municipal de Geografia e Estatística. A proposta do órgão é fazer com que haja acompanhamento das etapas censitárias na fase de preparo da operação de campo, durante a coleta de dados e até a divulgação dos resultados preliminares.

Os representantes da Comissão foram indicados por órgãos com trabalhos vinculados à atividade agropecuária, a exemplo do Iagro e Agraer, além dos Poderes Executivo, Legislativo e entidades ligadas à extensão rural. Integrante da CMGE, o vereador Airton Castro (PDT) é o indicado da Câmara Municipal.

“Ao fazer parte desta comissão, estamos acompanhando de perto as etapas do censo, além de reforçar a importância da amostragem para nossa região, que tem grande potencial nessa área. Com base nesses dados, a proposta é que as políticas públicas voltadas para a área sejam fundamentadas”, esclarece o vereador, ao ressaltar que a participação na CMGE pode ser estendida a outros membros do Legislativo.

De acordo com o coordenador de Área, Honório Marcos Machado, a Comissão representa a sociedade nova-andradinense no processo. “A CMGE segue os princípios da transparência, do engajamento e da cidadania, aproximando o IBGE da sociedade e ampliando as possibilidades de apoio das comunidades locais aos censos e às pesquisas que realiza”, pontua.

Em Nova Andradina o Censo Agro 2017 tem como período de referência os meses de outubro de 2017 a fevereiro de 2018. De acordo com estimativa do IBGE, estão previstas coleta de informações em 4.212 estabelecimentos. Com um ponto de coleta no município, a equipe censitária é composta por 10 recenseadores e seis supervisores.

Fonte: Assessoria