Buscar

13/08/2023 às 07:07, Atualizado em 12/08/2023 às 15:11

Crimes de feminicídios reduziram 36% em Mato Grosso do Sul nos últimos 7 meses

O número que engloba o período de janeiro a julho é o menor já registrado nos últimos 7 anos no estado.

Cb image default
Divulgação

O mês de enfrentamento à violência contra a mulher é marcado em Mato Grosso do Sul pela redução de -36% nos casos de feminicídios. O número que engloba o período de janeiro a julho é o menor já registrado nos últimos 7 anos no estado.

Conforme levantamento realizado pela Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública), nos últimos 7 meses, 16 mulheres foram vítimas de feminicídios no estado e, no mesmo período do ano passado, foram registrados 25 casos.

Em Campo Grande também houve redução nos registros de mortes de mulheres de -16,7%, neste ano, em comparação com o mesmo período do ano passado, conforme o levantamento realizado pela Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp).

Já em Dourados, o número se manteve igual - um caso entre janeiro a julho dos dois anos. Já no total, em 2022 três mulheres foram vítimas de feminicídio, enquanto até o início de agosto no município, já são duas.

Agosto Lilás 2023

Idealizada pela Subsecretaria de Políticas Públicas para Mulheres (SPPM) e criada em 2016 por meio da Lei Estadual nº 4.969/2016, a campanha “Agosto Lilás” visa o enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher, com intensificação das ações de divulgação dos serviços especializados, da rede de proteção e da Lei Maria da Penha, para sensibilizar e conscientizar a sociedade sobre o necessário fim da violência contra a mulher.

Este ano, a maior ação de enfrentamento à violência doméstica e familiar de Mato Grosso do Sul, foi lançada no dia 7 de agosto. A ação é marcada pela união de esforços entre os poderes executivo, legislativo e judiciário, para realizar um conjunto de ações e parcerias com foco na prevenção da violência contra a mulher, entre elas estão a ampliação das salas lilás nos municípios do interior do estado e a aquisição de 600 kits de tornozeleiras eletrônicas para monitorar agressores de mulheres e crianças.

Em 2023, a campanha celebra os 17 anos da publicação da Lei Maria da Penha. Vale ressaltar que Mato Grosso do Sul, é pioneiro nas políticas de enfrentamento à violência contra meninas e mulheres.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.