Buscar

20/02/2023 às 13:34, Atualizado em 20/02/2023 às 12:36

Ministério da Saúde alerta para risco da mistura de álcool e direção

A frequência de dirigir após o consumo de bebida alcoólica diminui a partir dos 35 anos de idade, em mulheres, e dos 45 anos, em homens

Cb image default
Foto - Reprodução Internet

Durante o carnaval, com mais gente circulando nas ruas e acesso facilitado a bebidas alcoólicas, muitos foliões se animam, exageram no consumo de álcool e confiam na própria sorte para assumir o volante. O Ministério da Saúde alerta, no entanto, que a combinação álcool e direção, além de ser crime previsto em lei, pode resultar em graves acidentes de trânsito.

“A alegria e o carnaval voltaram em 2023. Nesse momento de celebração, devemos ter responsabilidade”, destaca a ministra da Saúde, Nísia Trindade, ao ressaltar os cuidados que os brasileiros devem ter durante a festividade.

Segundo o Relatório Global da Organização Mundial de Saúde sobre o Estado de Segurança Viária, publicado em 2018, anualmente ocorrem mais de 1,35 milhão de óbitos por lesões de trânsito, o que significa que, em média, morre uma pessoa a cada 24 segundos.

No Brasil, de acordo com a pesquisa Vigitel 2019, feita nas 27 capitais, 5,6% das pessoas disseram conduzir veículo motorizado após consumo de bebida alcoólica, sendo essa proporção notadamente maior em homens (9,7%) do que em mulheres (2,1%). A frequência de dirigir após o consumo de bebida alcoólica diminui a partir dos 35 anos de idade, em mulheres, e dos 45 anos, em homens.

Os riscos de assumir o volante depois de consumir qualquer quantidade de bebida alcoólica envolvem:

Perda de equilíbrio;

Redução de reflexo e capacidade de evitar obstáculos no trânsito;

Sonolência;

Aumento do ritmo cardíaco e respiratório.

Além de evitar dirigir depois de beber álcool, é importante rejeitar carona de amigos ou outros motoristas que tenham ingerido qualquer substância psicoativa. Além dos acidentes no trânsito, o álcool também contribui para a ocorrência de quedas, afogamentos, intoxicações e violências.

Não coloque a vida em risco. Guarde boas lembranças do carnaval. Se beber, não dirija!

Fonte - Ministério da Saúde

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.